Formação realizada em parceria entre a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP), o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), com o intuito de reforçar a ligação entre o surf e o salvamento aquático.
É do conhecimento geral que as Escolas e Treinadores de Surf dão um importante contributo para a segurança e o salvamento nas praias em Portugal, bem como toda a comunidade surfista de uma forma geral. Na verdade, são estes uns dos principais agentes de proteção e segurança das praias fora da época balnear. Contudo, muitos dos praticantes não detêm um conhecimento atualizado e adequado das técnicas de resgate, primeiros socorros e Suporte Básico de Vida e, na maioria dos casos, estas ações de salvamento ocorrem de uma forma informal e sem registo das ocorrências.
Duração:
7 horas
Certificação:
1,4 Unidades de Crédito IPDJ
Conteúdos:
-
O conceito de afogamento
-
Cadeia de sobrevivência do afogamento
-
Fatores a considerar na segurança para surfistas
-
Suporte Básico de Vida
-
Abordagem à Vítima
-
Análise das condições atmosféricas e de agitação marítima
-
Fase preparatória
-
Autossalvamento e Salvamento sem meios
-
Técnicas de Salvamento com Prancha
A ANIMAÇÃO TURÍSTICA NO SURF
Formação que tem como objetivo transmitir aos treinadores de surfing conhecimentos fundamentais de turismo, gestão e marketing que lhes permita adequar os treinos e serviços prestados a praticantes turistas.
Apesar de o turismo ser o principal produto trabalhado pela grande maioria dos treinadores de surfing, a sua formação tem uma base desportiva. Esta ação de formação permite complementar a formação de base dos treinadores, transmitindo conhecimentos de turismo essenciais.
Duração:
25 horas
Certificação:
5 Unidades de Crédito IPDJ
Conteúdos:
-
Turismo de Surf em Portugal
-
Regulamentação das Escolas de Surf e Surf Camps
-
A Importância da Comunicação
-
Promoção Turística: O Marketing Turístico no Surf
-
A Sustentabilidade do Turismo de Surf
-
Gestão das Expectativas no Surf
-
A Iniciação ao Surf no Turismo
-
O Treino na Animação Turística
PROJETO MELHOR TURISMO 2020
A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP) promoveu, até 30-06-2023, um projeto financiado pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP) através do Portugal 2020, de FORMAÇÃO e CONSULTORIA para as empresas do surf, em parceria com a entidade formadora e consultora Biosphere Portugal, no âmbito do programa Melhor Turismo 2020.
Principais informações:
-
Este projeto é destinado às empresas que operam nas regiões Norte, Centro ou Alentejo – se não tiverem sede em uma destas regiões, devem comprovar que desenvolvem atividade numa das regiões;
-
Devido à situação atual, decidimos comparticipar o custo que as empresas teriam para participar. Assim, a participação no projeto é gratuita, mediante um compromisso de participar em pelo menos 95% das horas de formação e consultoria;
-
A participação no projeto atribui as 3 unidades de crédito IPDJ necessárias à revalidação das cédulas de treinadores.
Áreas de Intervenção:
-
Gestão de recursos e Economia Digital: 72 horas de consultoria + 48 horas de formação;
-
Implementação e Certificação de Sistema de Gestão de Boas Práticas de Sustentabilidade: 60h de consultoria + 40h de formação.
Consultar informação sobre o projeto aqui