Formação realizada em parceria entre a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP), o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), com o intuito de reforçar a ligação entre o surf e o salvamento aquático.

É do conhecimento geral que as Escolas e Treinadores de Surf dão um importante contributo para a segurança e o salvamento nas praias em Portugal, bem como toda a comunidade surfista de uma forma geral. Na verdade, são estes uns dos principais agentes de proteção e segurança das praias fora da época balnear. Contudo, muitos dos praticantes não detêm um conhecimento atualizado e adequado das técnicas de resgate, primeiros socorros e Suporte Básico de Vida e, na maioria dos casos, estas ações de salvamento ocorrem de uma forma informal e sem registo das ocorrências.

Duração:

7 horas

Certificação:

1,4 Unidades de Crédito IPDJ

Conteúdos:

• O conceito de afogamento

• Cadeia de sobrevivência do afogamento

• Fatores a considerar na segurança para surfistas

• Suporte Básico de Vida

• Abordagem à Vítima

• Análise das condições atmosféricas e de agitação marítima

• Fase preparatória

• Autossalvamento e Salvamento sem meios

• Técnicas de Salvamento com Prancha

Surf & Rescue (Formação)

A ANIMAÇÃO TURÍSTICA NO SURF

Formação que tem como objetivo transmitir aos treinadores de surfing conhecimentos fundamentais de turismo, gestão e marketing que lhes permita adequar os treinos e serviços prestados a praticantes turistas.

Apesar de o turismo ser o principal produto trabalhado pela grande maioria dos treinadores de surfing, a sua formação tem uma base desportiva. Esta ação de formação permite complementar a formação de base dos treinadores, transmitindo conhecimentos de turismo essenciais.

Duração:

25 horas

Certificação:

5 Unidades de Crédito IPDJ

Conteúdos:

• Turismo de Surf em Portugal

• Regulamentação das Escolas de Surf e Surf Camps

• A Importância da Comunicação

• Promoção Turística: O Marketing Turístico no Surf

• A Sustentabilidade do Turismo de Surf

• Gestão das Expectativas no Surf

• A Iniciação ao Surf no Turismo

• O Treino na Animação Turística

Animação Turística
Formação Treinadores

FORMAÇÃO DE TREINADORES

Informação e inscrições para os cursos de Treinadores recomendados, desenvolvidos pelos nossos parceiros:

logo_asi.png

PROJETO MELHOR TURISMO 2020

A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP) promoveu, até 30-06-2023, um projeto financiado pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP) através do Portugal 2020, de FORMAÇÃO e CONSULTORIA para as empresas do surf, em parceria com a entidade formadora e consultora Biosphere Portugal, no âmbito do programa Melhor Turismo 2020.

Principais informações:

• Este projeto é destinado às empresas que operam nas regiões Norte, Centro ou Alentejo – se não tiverem sede em uma destas regiões, devem comprovar que desenvolvem atividade numa das regiões;

• Devido à situação atual, decidimos comparticipar o custo que as empresas teriam para participar. Assim, a participação no projeto é gratuita, mediante um compromisso de participar em pelo menos 95% das horas de formação e consultoria;

• A participação no projeto atribui as 3 unidades de crédito IPDJ necessárias à revalidação das cédulas de treinadores.

Áreas de Intervenção:

• Gestão de recursos e Economia Digital: 72 horas de consultoria + 48 horas de formação;

• Implementação e Certificação de Sistema de Gestão de Boas Práticas de Sustentabilidade: 60h de consultoria + 40h de formação.

Consultar informação sobre o projeto aqui

Logo-Melhor-Turismo-2020_2-e1582474744571.png
Melhor Turismo 2020