PROJETO PROMOVE O SALVAMENTO AQUÁTICO ATRAVÉS DO SURF NAS PRAIAS PORTUGUESAS

SURF & RESCUE - VISITAR WEBSITE

Este projeto surge de uma parceria entre a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP) e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), com o intuito de reforçar a ligação entre o surf e o salvamento aquático.

É do conhecimento geral que as Escolas e Treinadores de Surf dão um importante contributo para a segurança e o salvamento nas praias em Portugal, bem como toda a comunidade surfista de uma forma geral. Na verdade, são estes uns dos principais agentes de proteção e segurança das praias fora da época balnear. Contudo, muitos dos praticantes não detêm um conhecimento atualizado e adequado das técnicas de resgate, primeiros socorros e Suporte Básico de Vida e, na maioria dos casos, estas ações de salvamento ocorrem de uma forma informal e sem registo das ocorrências.

É com base no conhecimento desta realidade que o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP) estabeleceram esta parceria de cooperação que resultou na criação das formações Surf & Rescue, bem como num relatório de salvamento

FORMAÇÕES SURF & RESCUE

Destinada a: Treinadores e outros membros e trabalhadores de Escolas e Clubes de Surfing; Surfistas ; Nadadores Salvadores.

Carga horária: 7 horas;

Atribui: 1.4 UC para renovação de cédulas de Treinadores IPDJ;

Objetivo: Dotar os Treinadores e técnicos das Escolas de Surf, Surfistas e Nadadores Salvadores de competências para poderem contribuir para o salvamento de pessoas em risco de afogamento nas praias nacionais.

Formação Surf & Rescue

RELATÓRIO DE SALVAMENTO SURF & RESCUE

Este é um formulário direcionado não apenas às Escolas de Surf, mas a todos e todas as surfistas em Portugal, que estejam envolvidos em situações de salvamento aquático nas nossas praias.

Os dados recolhidos através deste formulário serão cruzados com os dados do Instituto de Socorros a Náufragos e irão incluir os relatórios anuais de salvamentos feitos em Portugal, dando um destaque cada vez maior ao papel da comunidade surfista.

Relatório de Salvamento