top of page

SURF E SALVAMENTO AQUÁTICO DE MÃOS DADAS EM SESIMBRA

O Surf & Rescue, projeto único em Portugal, regressa às praias nacionais pelo 3º ano consecutivo, com estreia na Praia da Lagoa de Albufeira, em Sesimbra, já na quarta-feira.


Verão, calor… praia. Associar estes três elementos é óbvio para a esmagadora maioria dos portugueses e estará para breve o momento em que as praias nacionais se vão começar a encher de banhistas. No sentido de aumentar a segurança das mesmas, uma parceria entre a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP), o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Fundação Vodafone Portugal vai lançar a 3ª edição do projeto ‘Surf & Rescue’, que tem como objetivo principal reforçar a ligação entre o surf e o salvamento aquático.


Através de uma série de formações, que se vão realizar por todo o país, a meta maior do ‘Surf & Rescue’ passa por dotar os participantes (surfistas, treinadores, outros membros e trabalhadores de Escolas e Clubes de Surfing e ainda nadadores salvadores) de mais competências para poderem contribuir para o salvamento de pessoas em risco de afogamento nas praias locais. A realização desta formação em surf e salvamento aquático atribui, ainda, unidades de crédito para a renovação de cédulas de Treinador IPDJ.


A primeira ação deste projeto vai arrancar esta quarta-feira, às 9:00 horas, na Praia da Lagoa de Albufeira, em Sesimbra.


É do conhecimento geral que as Escolas e Treinadores de Surf dão um importante contributo para a segurança e o salvamento nas praias em Portugal, bem como toda a comunidade surfista de uma forma geral. Na verdade, são estes uns dos principais agentes de proteção e segurança das praias fora da época balnear. Contudo, muitos dos praticantes não detêm um conhecimento atualizado e adequado das técnicas de resgate, primeiros socorros e Suporte Básico de Vida e, na maioria dos casos, estas ações de salvamento ocorrem de uma forma informal e sem registo das ocorrências.


Comentários


bottom of page