Iniciativa desenvolvida entre a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), com o intuito de reforçar a ligação entre o surf e o salvamento aquático, inaugurou-se no ano de 2020. A 2ª edição é marcada por formações gratuitas para Escolas de Surf e vai passar já este mês por Ovar e Machico. Atribui 1,4 Créditos IPDJ para renovação dos Títulos de Treinadores.
É do conhecimento geral que as Escolas e Treinadores de Surf dão um importante contributo para a segurança e o salvamento nas praias em Portugal, bem como toda a comunidade surfista de uma forma geral.
Na verdade, são estes uns dos principais agentes de proteção e segurança das praias fora da época balnear, que devem deter um conhecimento atualizado e adequado das técnicas de resgate, primeiros socorros e Suporte Básico de Vida, uma vez que, na maioria dos casos, estas ações de salvamento ocorrem de uma forma informal e sem registo das ocorrências.
É com base no conhecimento desta realidade que a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) desenvolveu, em conjunto com o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), a formação Surf & Rescue, cuja 2ª edição irá decorrer durante o Verão de 2021, com lançamento partilhado entre a Região Centro e a Ilha da Madeira. Estas ações irão capacitar técnicos das Escolas de Surf para garantir a segurança ao longo da costa durante todo o ano.
As datas e locais das primeiras formações são as seguintes:
14 julho | Ovar – Apoio Câmara Municipal de Ovar
21 julho | Machico, Ilha da Madeira – Apoio Câmara Municipal de Machico
Esta formação é destinada a Treinadores e outros membros e trabalhadores de Escolas e Clubes de Surfing, tem a duração de 7 horas e atribui 1,4 Unidades de Crédito para a renovação das Cédulas de Treinadores IPDJ. A participação é gratuita e está limitada a 30 inscritos por cada ação.
Todas as inscrições e pedidos de informação deverão ser feitas por email para a Associação de Escolas de Surf de Portugal, através do endereço info@associacaoescolasdesurf.pt.
Comments