Noticias

SURF & RESCUE MARCA PRESENÇA EM MATOSINHOS PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

Após o sucesso da primeira edição da formação em surf e salvamento aquático, dia 16 outubro, a Praia do Cabo do Mundo receberá a segunda ação Surf & Rescue do concelho de Matosinhos. A 2ª edição do Surf & Rescue, que já contou com formações em Ovar, Machico, Aljezur e Figueira da Foz, regressa agora a Matosinhos, onde já tinha marcado presença em 2020. A ação, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, terá lugar no próximo dia 16 de outubro, na Praia do Cabo do Mundo. Iniciado em  2020, o projeto da Associação de Escolas de…

0 comments

SURF & RESCUE: FIGUEIRA DA FOZ DÁ SEGUIMENTO À 2ª EDIÇÃO DE FORMAÇÕES EM SURF E SALVAMENTO AQUÁTICO

Na próxima terça-feira, dia 21 de setembro, a Praia do Cabedelo irá receber a iniciativa lançada pela Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) e Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), que une o surf ao salvamento aquático. Esta segunda edição do projeto “Surf & Rescue”, que junta a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), teve início no mês de julho, com passagens por Ovar e pela Ilha da Madeira. O Surf & Rescue retomou ainda esta semana com uma ação de sucesso na Praia da Arrifana. Agora, será…

0 comments

SURF & RESCUE: 2ª EDIÇÃO DE FORMAÇÕES EM SURF E SALVAMENTO AQUÁTICO ESTÁ DE REGRESSO, COM PASSAGENS PELO CENTRO E SUL.

Esta segunda edição retoma assim no final da época balnear, estando as inscrições já abertas para as formações gratuitas que irão decorrer a 14 de setembro em Aljezur e 21 de setembro na Figueira da Foz.  Após o lançamento deste segundo ano de Surf & Rescue no mês de julho, setembro marca o regresso desta iniciativa lançada pela Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) e Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), que une o surf ao salvamento aquático. Em 2020, a Associação de Escolas de Surf de Portugal e o Instituto de Socorros a Náufragos juntaram-se, com o…

0 comments

SURF EM PORTUGAL É DESTAQUE DE CAMPOS DE FÉRIAS PARA EUROPEUS

A plataforma Juvigo, líder europeia de campos de férias para crianças e jovens, lança o surf em Portugal como a mais recente novidade. Parceria entre a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) e a Juvigo pretende valorizar Portugal como destino de Surf e dar condições únicas às Escolas de Surf associadas.  Atualmente, o mercado de Surf em Portugal é competitivo, o que origina um interesse na criação de programas de qualidade, que potenciem e valorizem a internacionalização de Portugal como destino de Surf. É neste sentido que surge a parceria entre a AESDP e a Juvigo.  A Juvigo…

0 comments

Parceria AESDP e ASI prolonga-se para 2021

É com grande prazer que a AESDP – Associação de Escolas de Surf de Portugal e a ASI – Academy of Surfing Instructors anunciam o prolongamento da parceria para o ano de 2021. A ASI, referência internacional no ensino de Surf, SUP e Bodyboard, atua em Portugal enquanto entidade de formação, especializada no desporto. Está certificada pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) como Entidade Formadora na área de educação e formação do Desporto. Nesse sentido, desde 2019, a ASI tem vindo a ser aprovada pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.) para lecionar os…

0 comments

SURF & RESCUE: DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO DO AFOGAMENTO FOI CELEBRADO NA MADEIRA COM FORMAÇÃO EM SALVAMENTO AQUÁTICO PARA SURFISTAS

A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) visitaram Machico, para mais uma ação Surf & Rescue, que levou o salvamento aquático às Escolas de Surf madeirenses. A mais recente ação da iniciativa “Surf & Rescue”, que junta a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), decorreu na passada quarta-feira na Praia de São Roque, com o apoio da Câmara Municipal de Machico. Esta foi a segunda de um ciclo de 2 formações no espaço de uma semana, que se iniciou em…

0 comments

PROJETO FINANCIADO PORTUGAL 2020: EMPRESAS DO SECTOR DO SURF

Sabiam que a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP), tem a decorrer um programa financiado no âmbito do Portugal 2020, através da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), que permite levar às empresas do nosso sector um serviço completo, personalizado e profissional, de FORMAÇÃO e CONSULTORIA e que esse serviço é 100% gratuito para as empresas participantes? [Download Apresentação do Projeto] +Info: info@associacaoescolasdesurf.pt

0 comments

SURF & RESCUE: OVAR INAUGURA 2ª EDIÇÃO DE FORMAÇÕES EM SURF E SALVAMENTO AQUÁTICO

Na próxima quarta-feira, dia 14 de julho, a praia do Furadouro irá receber a iniciativa lançada pela Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) e Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), que une o surf ao salvamento aquático, começando um novo ciclo de formações. Em 2020, a Associação de Escolas de Surf de Portugal e o Instituto de Socorros a Náufragos juntaram-se, com o intuito de potenciar o contributo que já tem vindo a ser dado pelas Escolas de Surf no apoio às vítimas de afogamento nas praias de todo o país, principalmente fora da época balnear e em…

0 comments

SURF & RESCUE: ESTÁ DE VOLTA ÀS PRAIAS PORTUGUESAS O PROJETO QUE UNE O SURF AO SALVAMENTO AQUÁTICO

Iniciativa desenvolvida entre a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), com o intuito de reforçar a ligação entre o surf e o salvamento aquático, inaugurou-se no ano de 2020. A 2ª edição é marcada por formações gratuitas para Escolas de Surf e vai passar já este mês por Ovar e Machico. Atribui 1,4 Créditos IPDJ para renovação dos Títulos de Treinadores. É do conhecimento geral que as Escolas e Treinadores de Surf dão um importante contributo para a segurança e o salvamento nas praias em Portugal, bem como toda a…

0 comments

COMUNICADO: FINAL PARCERIA AESDPxFPS

Partilhamos o comunicado da Direção da AESDP (ver aqui), que anuncia o final da nossa parceria com a Federação Portuguesa de Surf (FPS). A falta de transparência e o comportamento antiético praticado por parte da Direção da FPS perante a AESDP não podem, em consciência, ser aceites por parte desta Direção da AESDP. Esperamos que este Comunicado seja esclarecedor e claro quanto às razões que levaram a esta tomada de posição. O Surf Nacional e as nossas Escolas e Treinadores merecem total seriedade e profissionalismo por parte das entidades que nos tutelam!

0 comments

SÉRGIO WU BRANDÃO É O NOVO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DE SURF DE PORTUGAL

O Treinador e dirigente algarvio irá ocupar a posição até 2025, sucedendo no cargo a João Diogo Pinto dos Santos, que ocupa agora a posição de Vice-Presidente. Eleições decorreram em Assembleia Geral realizada na passada sexta-feira. A AESDP – Associação de Escolas de Surf de Portugal realizou a sua Assembleia Geral Ordinária de 2021, na qual foram aprovados o Relatório de Atividade e Contas 2020 e o Plano de Atividades e Orçamento 2021, além de terem sido eleitos os membros dos Órgãos Sociais para o mandato 2021-2025. De entre os eleitos, é de destacar o cargo de Presidente da Direção,…

0 comments

TREINADORES DE SURF QUEREM RECONHECIMENTO OFICIAL DA PROFISSÃO

Esta e muitas outras conclusões foram apresentadas na passada terça-feira, dia 16 de março, no Webinar “O Caminho para a Representação Profissional dos Treinadores de Surf” organizado pela AESDP – Associação de Escolas de Surf de Portugal, que contou com a participação de cerca de 80 Treinadores e que se estendeu por quase 3 horas. Já são conhecidos os resultados do questionário lançado pela AESDP ao Treinadores de Surf nacionais, que contou com uma esmagadora participação de 308 Treinadores. Estes resultados foram apresentados no Webinar “O Caminho para a Representação Profissional dos Treinadores de Surf” promovido pela AESDP e com…

0 comments

CARTA ABERTA AO GOVERNO AESDPxFPS

[Download Carta Aberta ao Governo AESDPxFPS]

0 comments

TREINADORES DE SURF DE PORTUGAL COM UMA NOVA REPRESENTAÇÃO

A Confederação de Treinadores de Portugal e a Associação de Escolas de Surf de Portugal estabeleceram uma parceria com o intuito de reforçar a representação dos Treinadores de Surf e dar voz a esta classe profissional em Portugal. Questionário online para os Treinadores está em curso. A dura e prolongada situação de pandemia em que temos vivido há já quase um ano tem tido repercussões devastadoras em todas as áreas da sociedade, além de ter vindo a expor as fragilidades e a reforçar e relembrar necessidades para os vários sectores e atividades. Nomeadamente, uma das atividades seriamente impactada foi a…

0 comments

COMUNICADO: Esclarecimento sobre o Encerramento das Escolas de Surf

A Direção da Associação de Escolas de Surf de Portugal vem informar que, com a publicação do Decreto n.º 3-B/2021, de 19 de janeiro, que altera a regulamentação do atual Estado de Emergência, ficou definitivamente esclarecida a obrigatoriedade do encerramento das Escolas de Surf, bem como de todas as instalações de treino de desportos individuais para o público. Tal como informado anteriormente, efetuámos diversos pedidos de esclarecimento aos órgãos responsáveis do Governo, devido às diversas aplicações que a lei anterior tinha tido, com a comunicação de encerramento das Escolas de Surf enquanto outros locais de treino de desportos individuais mantinham…

0 comments

Comunicado: Proibição da Atividade das Escolas de Surf

No seguimento da interpretação ao atual Estado de Emergência e do Comunicado emitido pela FPS, emitimos o comunicado que pode ser consultado no link abaixo. [Download Comunicado]

0 comments

ENSINO DE SURF: PANDEMIA REFORÇA URGÊNCIA DE REGULAMENTAÇÃO

A pandemia da Covid-19, a maior crise de saúde pública da nossa geração, começa já a causar repercussões absolutamente devastadoras em grande parte dos sectores económicos e na sociedade como um todo. É já absolutamente claro que, após a profunda crise de saúde pública, se seguirá uma profunda crise económica. Curiosamente, o surf e as restantes modalidades de deslize têm tido, ao longo dos últimos meses, um aumento generalizado no número de praticantes como há muito não se assistia. Esta crescente procura foi motivada, essencialmente, pela saturação causada pelos longos períodos de confinamento, gerando um desejo global de realização de…

1 comment

Praias sob Pressão: Praia da Torre

Com a chegada das tempestades e grandes ondulações de Inverno, começa também a nossa procura pelas praias mais abrigadas, que causam a refração das ondas e nos permitem usufruí-las mesmo nos dias mais desafiantes. Surfistas e Escolas de Surf procuram estas soluções, o que leva muitas vezes a uma grande carga de praticantes nesses locais. A Praia da Torre, em Oeiras, é um exemplo claro dessa sobrecarga. De dimensões relativamente reduzidas e localizada numa área de grande densidade populacional, a Praia da Torre rapidamente se enche de praticantes nos dias de maior ondulação. Este excesso de carga, como sempre acontece,…

0 comments

O SURF E O TURISMO NO PÓS-COVID EM DISCUSSÃO ESTA SEMANA

É já na quarta-feira que a Associação de Escolas de Surf de Portugal irá promover o Webinar para debater o futuro do sector turístico de surf após a crise da pandemia, com a participação do Turismo de Portugal, da Biosphere Portugal e com o testemunho dos próprios empresários. Chegados ao final de um Verão diferente e desafiante, a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP), como é seu costume, irá começar a promover diferentes momentos de contacto e união entre os operadores, tendo em vista a união do sector, a partilha de experiências tidas ao longo deste ano e…

0 comments

LANÇADO FORMULÁRIO ONLINE DE REGISTO DE SALVAMENTOS FEITOS POR SURFISTAS NAS PRAIAS NACIONAIS

Formulário surge no seguimento do projeto Surf & Rescue, que une a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e que levou formações gratuitas para treinadores e técnicos das Escolas de Surf a 3 pontos distintos da costa em setembro. A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) têm vindo a colaborar no sentido de aproximar cada vez mais o surf do salvamento aquático ao longo de toda a costa nacional. O início desta parceria ficou marcado por um conjunto de ações…

0 comments

Terminou em Matosinhos o primeiro ciclo Surf & Rescue, que levou o salvamento aquático às Escolas de Surf nacionais

A terceira ação da iniciativa Surf & Rescue, que junta a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), decorreu ontem na Praia de Matosinhos, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos. Esta foi a última ação do ciclo de 3 formações no espaço de uma semana, com o intuito de reforçar o papel das Escolas de Surf no apoio ao salvamento aquático, visando assim o reforço da segurança nas praias portuguesas durante todo o ano. Esta formação, direcionada para Treinadores e técnicos das Escolas de Surf e Surf Camps, decorreu…

0 comments

SURF & RESCUE: Iniciativa de salvamento aquático para Escolas de Surf decorreu este fim-de-semana em Sagres

A segunda ação da iniciativa “Surf & Rescue”, que junta a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), teve lugar em Sagres no sábado, com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo. A ação teve o intuito de reforçar o papel das Escolas de Surf no apoio ao salvamento aquático, visando assim o reforço da segurança nas praias portuguesas durante todo o ano. Esta formação, direcionada para Treinadores e técnicos das Escolas de Surf e Surf Camps, decorreu durante todo o dia na praia da Mareta, num dia de…

0 comments

SURF E SALVAMENTO JUNTAM FORÇAS NA COSTA DA CAPARICA

A primeira ação da iniciativa Surf & Rescue, que junta a Associação de Escolas de Surf de Portugal e o Instituto de Socorros a Náufragos, decorreu ontem na Costa de Caparica, visando o reforço da segurança nas praias portuguesas. “O objetivo é dar preparação e formação aos surfistas para poderem complementar os dispositivos de segurança existentes nas praias, e fazerem aquilo que eles já fazem durante todo o ano, que é ajudar a salvar pessoas”, realçou à Lusa o comandante Velho Gouveia, diretor do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).   Na praia de Santo António, numa manhã cinzenta mas sem…

0 comments

SURF & RESCUE: PROJETO PROMOVE O SALVAMENTO AQUÁTICO ATRAVÉS DO SURF NAS PRAIAS PORTUGUESAS

Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) estabelecem parceria com o intuito de reforçar a ligação entre o surf e o salvamento aquático. Formações gratuitas para treinadores e técnicos marcam o início da parceria e vão decorrer já este mês. É do conhecimento geral que as Escolas e Treinadores de Surf dão um importante contributo para a segurança e o salvamento nas praias em Portugal, bem como toda a comunidade surfista de uma forma geral. Na verdade, são estes uns dos principais agentes de proteção e segurança das praias fora da época…

0 comments

ALTERAÇÕES À FORMAÇÃO CONTÍNUA DE TREINADORES

Foi publicada ontem a Portaria n.º 141/2020, que vem regular a formação contínua de treinadores de desporto. Esta portaria entra em vigor no dia 1 de julho e traz consigo grandes alterações ao processo de formação contínua e revalidação das cédulas de treinadores. As principais conclusões tiradas desta nova Portaria são as seguintes: A revalidação da cédula de treinador passa a ter que ser feita a cada 3 anos, ao contrário dos 5 anos que vigoravam até agora; Para a revalidação, passa a ser apenas necessário obter 3 Unidades de Crédito (15 horas de formação), ao invés dos 10 créditos (50 horas) obrigatórios…

0 comments

AESDP e FPS colaboram em projeto de sinalética nas praias

A Federação Portuguesa de Surf (FPS) e a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) lançam hoje uma campanha de comunicação assente na sinalética a adotar nas praias nacionais com vista à prevenção do COVID e etiqueta de surf, numa chamada de atenção às autoridades e sociedade civil para o papel das escolas de surf enquanto agentes ativos na gestão daquele que é o seu espaço de ação por excelência: a praia. A campanha assenta em dois cartazes: um dedicado às medidas de prevenção de contágio com a COVID-19, e outro de etiqueta de surf, duas questões que se…

0 comments

PROJETO MELHOR TURISMO 2020

Informação atualizada, de maio de 2020, sobre o projeto Melhor Turismo 2020, financiado pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP) através do Portugal 2020, de FORMAÇÃO e CONSULTORIA para as empresas do surf, em parceria com a entidade formadora e consultora Biosphere Portugal. Principais informações: Este projeto é destinado às empresas que operam nas regiões Norte, Centro ou Alentejo – se não tiverem sede em uma destas regiões, devem comprovar que desenvolvem atividade numa das regiões; Devido à situação atual, decidimos comparticipar o custo que as empresas teriam para participar. Assim, a participação no projeto é gratuita, mediante um compromisso…

0 comments

ESCLARECIMENTO: ATIVIDADES DE ENSINO DE SURF

Com o intuito de esclarecer toda a comunidade quanto à legalidade das aulas e treinos de surf nesta fase do desconfinamento, produzimos um documento de esclarecimento juntamente com a Federação Portuguesa de Surf (FPS). Tendo em conta toda a desinformação que foi sendo vinculada ao longo dos últimos dias, as escolas que tinham retomado a sua atividade estavam a ser vistas como incumpridoras, quando a atividade é já permitida em várias regiões. Assim, decidimos junto da FPS transmitir um sinal de união pela importância do momento que atravessam as escolas de surf, defendendo-as ao esclarecer toda a comunidade que a…

0 comments

JÁ ESTÁ DISPONÍVEL A PRIMEIRA VERSÃO DO PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA ESCOLAS DE SURF

Conforme o compromisso estabelecido pela Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) na Carta Aberta enviada ao Governo, foi hoje entregue a primeira versão do Plano e Manual de Contingência para a retoma da atividade de ensino de surfing. Este documento é o resultado da participação ativa dos associados da AESDP na procura de uma solução equilibrada, que permita a retoma da atividade económica ligada às modalidades de deslize em ondas em segurança. A Associação pretende que este seja tido como o primeiro contributo para um plano que deverá estar em constante aperfeiçoamento, que foi partilhado com todos os…

0 comments

CARTA ABERTA AO GOVERNO

A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) elaborou uma carta aberta ao Governo, que enviou a vários membros do Executivo, aos Presidentes da República, da Assembleia da República, da Federação Portuguesa de Surf e ao Almirante da Autoridade Marítima Nacional. Esta carta foi enviada com o intuito de sensibilizar para a necessidade de retorno faseado e responsável à atividade, indicando as fases que a AESDP considera dar as necessárias garantias de segurança e de salvaguarda da saúde de todos. A Associação compromete-se ainda a elaborar e apresentar, até ao final do período do atual Estado de Emergência, uma proposta…

0 comments

TREINADORES E ESCOLAS DEBATERAM O FUTURO DO ENSINO DE SURF EM PORTUGAL

Cerca de 50 operadores de ensino de surf e convidados especiais estiveram reunidos via vídeoconferência no Encontro Nacional de Escolas e Treinadores de Surf, que decorreu ao longo dos dias 26 e 27 de março. Associação de Escolas de Surf de Portugal destaca o sucesso de um “evento único”, em que os operadores definiram estratégias para o futuro pós-COVID19, bem como para o licenciamento e regulamentação da atividade. Foram cinco as sessões virtuais promovidas pela Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) ao longo de dois dias e que contaram com a participação de cerca de 50 associados. Na…

0 comments

ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS E TREINADORES DE SURF VAI-SE REALIZAR EM FORMATO DIGITAL

A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) encontrou uma alternativa para a realização do 1º Encontro Nacional de Escolas e Treinadores de Surf sem risco de propagação do COVID-19, nos dias 26 e 27 de março, e a participação no evento está à distância de 1 clique. O evento, que estava inicialmente previsto acontecer na Costa da Caparica, tem como principal objetivo a reunião dos vários operadores de ensino de surf nacionais para debater os mais recentes desenvolvimentos ao nível da regulamentação e ordenamento desta atividade. Segundo a AESDP, as decisões sobre o rumo a seguir e as…

0 comments

NOVOS REFERENCIAIS FORMAÇÃO GERAL IPDJ

Informamos que já se encontram disponíveis para consulta no site do IPDJ (ver link), os novos Referenciais de Formação Geral para os Treinadores de Desporto, no âmbito da entrada em vigor da Lei n.º 106/2019 de 6 de setembro. A realização de novos cursos de treinadores estará agora dependente da reformulação dos Referenciais de Formação Específica por parte da Federação Portuguesa de Surf.

0 comments

Projeto de Formação-Ação Dirigida ao Setor do Turismo

A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) está a promover, até 31-12-2022, um projeto financiado de Formação e Consultoria dirigido às PMEs do setor turístico, no âmbito do programa Melhor Turismo 2020. Consultar informação sobre o projeto neste link.

0 comments

CURSO TREINADORES SURFING GRAU I EM SAGRES

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Curso de Treinadores de Surfing Grau I da Academy of Surfing Instructors (ASI). A ASI é uma entidade amplamente reconhecida ao nível da formação de instrutores e treinadores de surf em todo o mundo, desde 2003. A formação de instrutor de surf ASI permite trabalhar em vários destinos fora da Europa, sendo também reconhecido pelo IPDJ atribuindo o Grau I de Treinadores de Surfing. O curso é leccionado em formato b-learning e irá decorrer em Sagres, com início já no dia 10 de fevereiro. A componente geral da formação será feita…

0 comments

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A 3ª EDIÇÃO DA FORMAÇÃO “A ANIMAÇÃO TURÍSTICA NO SURF” EM MATOSINHOS

Estão já abertas as inscrições para a terceira edição do curso “A Animação Turística no Surf” que se irá realizar no espaço Manifesto, no Mercado de Matosinhos. A formação promovida pela Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) decorre entre os dias 16 e 18 de janeiro. Com uma duração total de 25 horas, a participação neste curso está aberta a todos os interessados, sendo que no caso de treinadores de surfing, surf ou bodyboard certificados a participação na formação atribui 5 créditos para a renovação das cédulas de treinador IPDJ. A participação nesta formação atribui: Certificado AESDP de…

0 comments

TERMINOU MAIS UMA EDIÇÃO DO CURSO “A ANIMAÇÃO TURÍSTICA NO SURF”

Decorreu no passado fim-de-semana, na Praia de Carcavelos, a 2ª Edição do curso “A Animação Turística no Surf” da Associação de Escolas de Surf de Portugal, com o apoio do Clube Lombos Praia. O curso decorreu de sexta-feira até domingo e atribuiu aos participantes 5 Unidades de Crédito da componente específica para revalidação das cédulas de treinadores. Foram 25 horas de partilha entre formadores e formandos com larga experiência e conhecimento de surf. A criação desta ação de formação surgiu da auscultação dos operadores, que identificaram a necessidade de obter formação e conhecimentos na área do turismo, de forma a…

0 comments

NOVO PROJETO DE FORMAÇÃO E CONSULTORIA PARA EMPRESAS DO TURISMO DE SURF

A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) está a promover um projeto inovador, aprovado pela Confederação do Turismo de Portugal e financiado pelo Portugal 2020, que oferece um serviço personalizado de formação e consultoria às Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do sector do turismo de surf. Prosseguindo os objetivos do Turismo de Portugal e da Estratégia para o Turismo 2027, a Associação de Escolas de Surf de Portugal está a lançar o Programa Melhor Turismo 2020, financiado pela Confederação do Turismo de Portugal e Compete 2020, de forma a garantir o acesso a um instrumento de orientação e capacitação vantajoso…

0 comments

ENCONTRO INTERNACIONAL DE INSTRUTORES DE SURF COM A AESDP

A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) irá estar presente no AIR – ASI Intructor Retreat dos australianos da ASI Academy of Surfing Instructors. Este é um evento de encontro e convívio para treinadores e instrutores de surf de todo o mundo e vai-se realizar no Hotel Memmo Baleeira, em Sagres, entre os dias 9 e 10 de Novembro. O programa do evento está dividido entre momentos de conferência e momentos livres de prática de Surf, SUP, SUP Yoga, entre outros. A AESDP irá participar ativamente no evento, tendo sido convidada para a conferência na manhã do dia 9,…

0 comments

BALANÇO POSITIVO DA 1ª EDIÇÃO DO CURSO “A ANIMAÇÃO TURÍSTICA NO SURF”

Decorreu no passado fim-de-semana, no Ericeira Business Factory, a 1ª Edição do curso “A Animação Turística no Surf” da Associação de Escolas de Surf de Portugal, com o apoio do Ericeira Surf Clube. O curso decorreu de sexta-feira até domingo e atribuiu aos participantes 5 Unidades de Crédito da componente específica para revalidação das cédulas de treinadores. A criação desta ação de formação surgiu da auscultação dos operadores, que identificaram a necessidade de obter formação e conhecimentos na área do turismo, de forma a complementar a formação desportiva de base. Uma vez que a grande maioria dos operadores nacionais tem…

0 comments

ASI COM CURSOS DE TREINADORES DE SURFING EM PORTUGAL

Estão abertas as inscrições para o mais recente curso de treinadores de surfing reconhecido pelo IPDJ, desta vez com os australianos da Academy of Surfing Instructors (ASI) como entidade formadora. A ASI é uma entidade amplamente reconhecida ao nível da formação de instrutores e treinadores de surf em todo o mundo, desde 2003. A formação de instrutor de surf ASI permite trabalhar em vários destinos fora da Europa e, agora, o novo curso lançado é também reconhecido pelo IPDJ atribuindo o Grau I de Treinadores de Surfing. O primeiro curso será leccionado em formato b-learning, irá decorrer em Sagres e…

0 comments

NOVAS AÇÕES DE FORMAÇÃO EM SURF

Estão abertas as inscrições para duas ações de formação direcionadas para toda a comunidade de surf, com destaque para os que já trabalham ou pretendem trabalhar na área. A Animação Turística no Surf Formação totalmente desenvolvida pela AESDP, que pretende dar a todos os profissionais ferramentas para melhor trabalharem o produto e serviços turísticos oferecidos pela maioria das escolas de surf e surf camps – 5 unidades de crédito. Surf e Socorro Formação leccionada pela Protectcare em salvamento aquático e primeiros socorros para surf – Certificado INEM em Suporte Básico de Vida, 5 unidades de crédito e oferta de uma pocket mask….

0 comments

PLATAFORMA DE PROFISSIONAIS DE SURF COM PROMOÇÃO ESPECIAL

A Plataforma de Profissionais de Surf da Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP), que reúne os interessados em trabalhar numa das cerca de 90 escolas de surf e surf camps associados da AESDP, está isenta do pagamento de registo até ao final do ano. Esta plataforma que une os profissionais às empresas e operadores de surf, criada em Fevereiro pela AESDP, permite que qualquer pessoa interessada em trabalhar neste sector se possa registar. Todos os associados da AESDP têm acesso à lista de profissionais e podem contactá-los diretamente para ofertas de trabalho. Com o intuito de dar uma…

0 comments

FORMAÇÃO SURF E SOCORRO DE NORTE A SUL

Formação de salvamento aquático e primeiros socorros para surf..Certificado IPDJ: 5 Créditos para renovação da Cédula de Treinadores..Certificado INEM em Suporte Básico de Vida..Oferta de Pocket Mask. Defendemos a importância da formação em segurança não só dos profissionais do surf, como de todos os surfistas e é por isso que nos juntámos à Protectcare – Formação e Proteção para a realização destes cursos. SETEMBRO: Região do PortoOUTUBRO: Região de LisboaNOVEMBRO: Algarve Não percas a oportunidade, inscreve-te já!

0 comments

Escolas de Surf em destaque na DECO Proteste

A revista Teste Saúde, da DECO Proteste, lançou um artigo que alerta para a falta de regulamentação e fiscalização eficazes nas praias, mais especificamente para a atividade das escolas de surf e surf camps. Este é um tema à volta do qual se tem centrado a nossa atividade e, como tal, fomos convidados a participar neste estudo. É para nós imperativo que a solução para o problema considere e se adapte às necessidades dos empresários no terreno, que são os agentes que há mais tempo procuram e exigem a implementação de medidas. Através da Associação de Escolas de Surf de…

0 comments

ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DE SURF DE PORTUGAL ESTABELECE PARCERIA COM CENTRO DE INVESTIGAÇÃO CALIFORNIANO

O Center for Surf Research pertence à Universidade de San Diego e especializa-se no estudo e investigação em torno da sustentabilidade do surf em todo o mundo. Objetivo é partilhar conhecimento e criar sinergias e oportunidades de estágio e intercâmbio entre Portugal e a Califórnia. A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) estabeleceu assim mais uma parceria que considera determinante para a perseguição dos seus objetivos ao nível da sustentabilidade e ordenamento do surf em Portugal. O Center for Surf Research detém um alargado conhecimento e trabalho desenvolvido ao nível da gestão e regulamentação desta atividade, ao nível…

0 comments

O SURF ESTÁ PELA PRIMEIRA VEZ NO CONGRESSO NACIONAL DE TREINADORES

O 7º Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa vai-se realizar nos dias 1 e 2 de junho em Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019 e, graças ao apoio da Associação de Escolas de Surf de Portugal, conta pela primeira vez com um workshop dedicado aos profissionais do Surf. O Congresso é organizado pela Confederação de Treinadores de Portugal em parceria com a ACES Portugal e a Câmara Municipal de Portimão! Aos participantes no Congresso, serão atribuídas 2,2 Unidades de Crédito (1,2 UC Componente Geral e 1 UC Componente Específica) para a revalidação das cédulas de Treinador de Desporto, Técnico de Exercício Físico, Diretor Técnico e…

0 comments

QUERES TRABALHAR NUMA ESCOLA DE SURF OU SURF CAMP?

Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) oferece novas oportunidades a todos aqueles que pretendem trabalhar nas escolas de surf e surf camps nacionais. Com a aproximação da nova época balnear, já se antecipa a corrida às praias e o aumento na procura pelos serviços prestados pelas escolas de surf e surf camps um pouco por toda a costa. Para dar resposta à procura, estes operadores afiguram-se como os principais contribuidores para a criação de postos de trabalho para apaixonados pelo surf em todo o país. De forma a facilitar a ligação entre os profissionais e as escolas de…

0 comments

E DEPOIS DO BOOM? A SUSTENTABILIDADE DO ENSINO E TURISMO DO SURF EM PORTUGAL

A Associação de Escolas de Surf de Portugal está, em conjunto com a Surf Out Portugal, a preparar uma sessão de debate sobre a atualidade, os desafios e as oportunidades enfrentadas pelo surf em Portugal. O evento intitula-se “E depois do Boom? A sustentabilidade do ensino e turismo do surf em Portugal” e vai decorrer durante a tarde do próximo dia 2 de maio, no Auditório DNA Cascais, com o seguinte programa: Tema 1 // 14:20 – 15:50 O Ordenamento do Surf Tema 2 // 15:50 – 17:20 O Panorama Atual do Ensino de Surf em Portugal Tema 3 //…

0 comments

FOI CRIADA UMA PLATAFORMA PARA AJUDAR A EMPREGAR OS TREINADORES DE SURF

A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) acaba de lançar a sua Plataforma de Treinadores, na qual os treinadores de surfing devidamente acreditados se podem registar para se darem a conhecer às escolas. O contexto formativo dos treinadores de surf em Portugal tem vindo a sofrer alterações consideráveis, no contexto das alterações ao Programa Nacional de Formação de Treinadores do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ). Nos últimos anos, tem-se vindo a formar um número cada vez maior de treinadores, para os quais é importante criar estratégias para uma rápida transição para o mundo do trabalho….

0 comments

APRESENTADO O CAMINHO PARA UM ORDENAMENTO MAIS SUSTENTÁVEL DO SURF EM PENICHE

A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) esteve no Centro de Alto Rendimento de Peniche no domingo, onde apresentou a sua proposta de atuação para uma maior regulamentação das escolas de surf e para uma gestão mais sustentável do surf na Capital da Onda. A necessidade de uma alteração ao contexto regulamentar e de ordenamento do surf em Peniche ficou bem demonstrada pela forte adesão às sessões organizadas pela AESDP. Da parte da manhã, a Associação esteve reunida com 25 dos seus associados que operam nas praias do concelho, tendo a sessão pública da tarde contado com a…

0 comments

ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DE SURF DE PORTUGAL PROMOVE SESSÃO DE DEBATE SOBRE O ORDENAMENTO DO SURF EM PENICHE

Dando seguimento às reuniões tidas no concelho no mês passado, a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) irá voltar a Peniche no próximo dia 13 de Janeiro para uma sessão no Centro de Alto Rendimento, onde serão debatidas alternativas para um ordenamento sustentável do surf na Capital da Onda. Tal como tinha sido noticiado no mês passado, a AESDP reuniu com o Capitão do Porto e vários agentes locais de Peniche, em defesa da regulamentação e ordenamento sustentáveis da atividade das escolas de surf, que se têm multiplicado a um ritmo acelerado no concelho. O Presidente da AESDP,…

0 comments

ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DE SURF DE PORTUGAL INICIA O CAMINHO PARA O ORDENAMENTO SUSTENTÁVEL DO SURF EM PENICHE

A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) esteve este fim de semana em Peniche, onde reuniu com alguns dos principais agentes locais para discutir o ordenamento das escolas e a sustentabilidade do surf no Concelho. No seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela AESDP em defesa da regulamentação e ordenamento da atividade das escolas de surf junto dos agentes de toda a costa nacional, a Associação esteve este fim de semana em Peniche, onde os operadores se têm multiplicado a um ritmo acelerado, levando a uma necessidade urgente de serem tomadas medidas para garantir a…

0 comments

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO À LEI DOS TREINADORES DISCUTIDA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Foi hoje, dia 5 de dezembro, discutida em sessão plenária da Assembleia da República a Proposta de Lei 146/XIII, que altera a Lei 40/2012, de 28 de agosto, relativa ao regime de acesso e exercício da atividade de treinador de desporto. Entre as alterações introduzidas por esta Lei, destacam-se as seguintes: Conferição de autonomia ao treinador de desporto de grau I, ampliando o espetro da sua intervenção, atribuindo-lhe competências no âmbito da prática formal e também informal; Período para renovação da cédula através de cursos de formação contínua passa de 5 para 3 anos; O IPDJ pode emitir títulos condicionais…

0 comments

86% DOS SURFISTAS PORTUGUESES QUEREM VER ORDENADA A ATIVIDADE NAS PRAIAS

Este e muitos outros resultados de um questionário realizado junto da comunidade de surf nacional foram apresentados pela Associação de Escolas de Surf de Portugal no sábado, na Reserva Mundial de Surf da Ericeira, reforçando a necessidade urgente de ordenar as praias nacionais. Foi ainda celebrado o protocolo com a APECATE e apresentadas as linhas de atuação conjunta no futuro. A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) e a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) estiveram juntas este sábado no Edifício Municipal Multiusos da Ericeira, onde apresentaram alguns dos projetos que irão desenvolver…

0 comments

AESDP E APECATE CELEBRAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO

A relação de parceria estabelecida tem como principal objetivo a melhoria do ordenamento e qualificação das empresas, produtos e serviços de surf em Portugal. A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) e a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE), decidiram estabelecer uma parceria que será celebrada publicamente no Edifício Municipal Multiusos da Ericeira, no próximo dia 17 de Novembro. A APECATE é uma associação com uma vasta experiência na representação das empresas de Animação Turística em Portugal, razão pela qual não ficou indiferente ao atual fenómeno de crescimento dos operadores de surf e…

0 comments

QUESTIONÁRIO DIRECIONADO À COMUNIDADE DE SURF NACIONAL

A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) elaborou um questionário que irá permitir uma melhor compreensão das perspetivas dos diferentes agentes em relação ao atual estado do surf em Portugal. Participa e habilita-te a ganhar um workshop de reparação de pranchas e prémios Polen Surfboards. Está disponível para preenchimento online um novo questionário, elaborado pela AESDP, dirigido a três segmentos da comunidade de surf nacional: os surfistas, os treinadores e as escolas de surf. As questões colocadas centram-se no atual estado de gestão e regulamentação desta atividade nas praias portuguesas. A AESDP é uma entidade de referência no…

0 comments

“Porto & Matosinhos Wave Series” recebe jovens talentos no Groms Trophy

Nos próximos dias 6 e 7 de Outubro são esperados mais de 60 atletas no Groms Trophy, uma competição de surf dedicada às camadas de formação do Norte. Os jovens surfistas competem em cinco categorias (Sub12, Sub14, Sub16, Sub18 e Sub18 feminino) na Praia Internacional do Porto onde estará também uma Sponsor Village com atrações para toda a família. Organizado pela Onda Pura, em colaboração com a Associação Onda do Norte (AON), o Groms Trophy vai aquecer o primeiro fim de semana de outubro do “Porto & Matosinhos Wave Series” ao colocar em prova os jovens talentos do norte. As…

0 comments

JOÃO DE MACEDO TORNA-SE EMBAIXADOR DA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DE SURF DE PORTUGAL

O big rider português, proprietário de uma escola de surf, partilha a visão da associação e apela à necessidade de uma maior união entre todos os operadores, para que se possam cumprir todos os objetivos delineados pela AESDP. João de Macedo não ficou indiferente ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela AESDP com vista a uma gestão mais responsável e sustentável das praias nacionais e decidiu abraçar este projeto, por considerar que pode dar um contributo importante para a concretização dos objetivos. “Eu tenho falado com o João Diogo (Presidente da AESDP) e tenho acompanhado o percurso da…

0 comments

ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DE SURF DE PORTUGAL PROMOVE FORMAÇÃO PARA TREINADORES EM PENICHE

A ação terá lugar durante o mês de Julho e contribui para a revalidação das cédulas de treinador de desporto. A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) vai realizar, em parceria com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), um curso de formação contínua para treinadores de surf. Esta ação encontra-se certificada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, IP) e irá decorrer em Peniche durante dois fins-de-semana do mês de Julho. A formação, intitulada “Ensino do Surf: a introdução do Surf na escola e o enquadramento de atividades de Surf” tem uma duração total…

0 comments

“MEGA CORDÃO HUMANO: PELA QUALIDADE DO MAR, DAS PRAIAS E DO AMBIENTE” irá decorrer no dia 14 de abril em Matosinhos

A Associação de Escolas de Surf de Portugal está ativamente envolvida no “Mega Cordão Humano: pela qualidade do mar, das praias e do ambiente” que se irá realizar nas Praia de Matosinhos e de Leça da Palmeira no próximo dia 14 de abril. A AESDP, em representação da comunidade surfista nacional, está particularmente preocupada com o projeto de prolongamento do quebra-mar exterior do Porto de Leixões, pelo potencial risco que essa obra representa para uma das principais referências da indústria de surf nacional. Apelamos à participação de todos neste momento de defesa dos interesses ambientais de toda uma comunidade virada…

0 comments

ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DE SURF DE PORTUGAL PROMOVE SESSÕES DE APRESENTAÇÃO

A associação, cuja criação foi noticiada no passado mês de dezembro, irá realizar eventos em Matosinhos, Lisboa e Algarve, para apresentar os seus objetivos e promover momentos de debate entre as escolas de surf do país. A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) alerta para a necessidade de se promoverem momentos de discussão e debate entre os profissionais desta área e realiza, assim, três sessões de norte a sul de Portugal continental, onde irá ainda esclarecer qual o papel da associação nesta indústria. As sessões irão decorrer durante o mês de fevereiro e estarão abertas ao público geral,…

0 comments

ESTÃO ABERTOS OS REGISTOS PARA ADESÃO À AESDP

A associação deu início ao processo de inscrição para associados interessados em fazer parte desta entidade, que representa as escolas de surf a nível nacional. A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) foi criada por proprietários de escolas de surf e bodyboard, para dar resposta ao atual contexto nacional de rápido crescimento das modalidades de deslize em ondas, pretendendo ser a voz deste setor empresarial, em Portugal continental e insular. Numa altura de constantes alterações ao contexto legislativo e regulatório desta atividade, a AESDP surge como a primeira entidade investida em defender os interesses destas empresas. O presidente…

0 comments

Top