SURF & RESCUE: 2ª EDIÇÃO DE FORMAÇÕES EM SURF E SALVAMENTO AQUÁTICO ESTÁ DE REGRESSO

Esta segunda edição retoma assim no final da época balnear, estando as inscrições já abertas para as formações gratuitas que irão decorrer a 14 de setembro em Aljezur e 21 de setembro na Figueira da Foz.

Após o lançamento deste segundo ano de Surf & Rescue no mês de julho, setembro marca o regresso desta iniciativa lançada pela Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) e Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), que une o surf ao salvamento aquático.

Em 2020, a Associação de Escolas de Surf de Portugal e o Instituto de Socorros a Náufragos juntaram-se, com o intuito de potenciar o contributo que já tem vindo a ser dado pelas Escolas de Surf no apoio às vítimas de afogamento nas praias de todo o país, principalmente fora da época balnear e em praias não vigiadas, onde estes operadores estão presentes durante todo o ano.

Foi neste contexto que surgiu a iniciativa Surf & Rescue, que consiste numa série de formações direcionadas para Treinadores e técnicos das Escolas de Surf, em resgate e salvamento aquático, primeiros socorros e Suporte Básico de Vida. Desde o seu lançamento, em setembro de 2020, já se realizaram 5 destas ações de formação gratuitas. Agora, um ano depois, este número irá aumentar com mais duas ações, na Praia da Arrifana a dia 14 de setembro e na Praia do Cabedelo a 21 de setembro.

Graças ao apoio dos Municípios de Aljezur e da Figueira da Foz, estas ações não terão qualquer custo para os participantes. Esta formação destina-se a Treinadores e outros membros, trabalhadores e alunos de Escolas e Clubes de Surfing, tem a duração de 7 horas e atribui 1.4 Unidades de Crédito para a renovação das Cédulas de Treinadores IPDJ. Devido aos constrangimentos impostos pela pandemia da COVID-19, as ações estão limitadas a um total de 30 participantes.