SURF & RESCUE CHEGA À LINHA DE CASCAIS

O Surf & Rescue, projeto único em Portugal que une o Surf e o Salvamento Aquático, está de regresso às praias nacionais pelo 3º ano consecutivo, e, depois de ter passado por Sesimbra, Ericeira e Viana do Castelo vai agora para uma ação na Praia de Carcavelos, em Cascais.

A iniciativa, que une Surfistas, Escolas de Surf e Nadadores Salvadores e nasce de uma parceria entre Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP), o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Fundação Vodafone Portugal, vai ter lugar pela primeira vez na Praia de Carcavelos, já no dia 16 de setembro.

Através de uma série de formações, que se vão realizar por todo o país, a meta maior do ‘Surf & Rescue’ passa por dotar os participantes (surfistas, treinadores, outros membros e trabalhadores de Escolas e Clubes de Surfing e ainda nadadores salvadores) de mais competências para poderem contribuir para o salvamento de pessoas em risco de afogamento nas praias locais. A realização desta formação em surf e salvamento aquático atribui, ainda, unidades de crédito para a renovação de cédulas de Treinador IPDJ.

As inscrições são gratuitas e as últimas vagas ainda estão disponíveis. Inscrições através do site oficial do projeto www.surfrescue.pt

Este tipo de ações tem como objetivo dotar os participantes de mais competências para poderem contribuir para o salvamento de pessoas em risco de afogamento nas praias locais, visto que todos os cuidados são poucos para evitar mais perdas de vidas. Em 2021, morreram 31 pessoas afogadas no mar em Portugal, sendo que 12 desses afogamentos aconteceram em praias de banhos, segundo o relatório anual do Observatório do Afogamento.