SURF & RESCUE DEIXOU MAIS SEGURAS AS PRAIAS DE TODO O PAÍS

A 3ª edição do Surf & Rescue terminou no dia 1 de outubro, na Ribeira Grande, Açores, e o balanço do projeto no ano de 2022 é extremamente positivo. As sete ações realizadas ao longo dos últimos meses reuniram 144 participantes oriundos de todo o país, desde treinadores de surf, surfistas e nadadores salvadores, totalizando 49 horas de formação.

Desta forma, são mais 144 pessoas capacitadas para atuar de forma adequada em situações de emergência e de afogamento nas praias nacionais, o que a somar aos participantes das edições anteriores, perfaz um total de 315 participantes em ações Surf & Rescue.

A etapa da Lourinhã, que decorreu no dia 23 de Setembro, contou com 30 participantes e foi a mais concorrida do ano, seguida de Faro (25 participantes) e Cascais (23). Recordar que a iniciativa teve também passagens por Sesimbra, Ericeira, Viana do Castelo e Ribeira Grande.

A iniciativa, que une Surfistas, Escolas de Surf e Nadadores Salvadores, nasceu de uma parceria entre Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP), o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Fundação Vodafone Portugal.

Através de uma série de formações, a meta maior do ‘Surf & Rescue’ passou por dotar os participantes de mais competências para poderem contribuir para o salvamento de pessoas em risco de afogamento nas praias locais. A realização desta formação em surf e salvamento aquático atribuiu, ainda, unidades de crédito para a renovação de cédulas de Treinador IPDJ.

Este tipo de ações tem como objetivo dotar os participantes de mais competências para poderem contribuir para o salvamento de pessoas em risco de afogamento nas praias locais, visto que todos os cuidados são poucos para evitar mais perdas de vidas. Em 2021, morreram 31 pessoas afogadas no mar em Portugal, sendo que 12 desses afogamentos aconteceram em praias de banhos, segundo o relatório anual do Observatório do Afogamento.

A organização irá agora proceder ao balanço desta 3ª Edição e começar já a preparar todas as novidades para a 4ª Edição do Surf & Rescue, ao longo do ano de 2023.