SURF & RESCUE: PROJETO PROMOVE O SALVAMENTO AQUÁTICO ATRAVÉS DO SURF NAS PRAIAS PORTUGUESAS

Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) estabelecem parceria com o intuito de reforçar a ligação entre o surf e o salvamento aquático. Formações gratuitas para treinadores e técnicos marcam o início da parceria e vão decorrer já este mês.

É do conhecimento geral que as Escolas e Treinadores de Surf dão um importante contributo para a segurança e o salvamento nas praias em Portugal, bem como toda a comunidade surfista de uma forma geral. Na verdade, são estes uns dos principais agentes de proteção e segurança das praias fora da época balnear. Contudo, muitos dos praticantes não detêm um conhecimento atualizado e adequado das técnicas de resgate, primeiros socorros e Suporte Básico de Vida e, na maioria dos casos, estas ações de salvamento ocorrem de uma forma informal e sem registo das ocorrências.

É com base no conhecimento desta realidade que o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) estabeleceram esta parceria de cooperação, cujo início será marcado pela realização de 3 formações Surf & Rescue em três praias distintas. Estas ações marcam o final da época balnear e irão capacitar estes técnicos para garantir a segurança ao longo da costa durante todo o ano. As datas e locais destas formações são as seguintes:

23 setembro | Costa da Caparica

26 setembro | Sagres

30 setembro | Matosinhos

Esta formação é destinada a Treinadores e outros membros e trabalhadores de Escolas e Clubes de Surfing, tem a duração de 7 horas e atribui 1.4 Unidades de Crédito para a renovação das Cédulas de Treinadores IPDJ. A participação é gratuita e está limitada a 30 inscritos por cada ação.

Após a realização e balanço destas ações, o ISN e a AESDP irão anunciar o plano de iniciativas conjuntas a realizar no futuro.

Inscrições e mais informações por e-mail para: info@associacaoescolasdesurf.pt