TREINADORES DE SURF DE PORTUGAL COM UMA NOVA REPRESENTAÇÃO

A Confederação de Treinadores de Portugal e a Associação de Escolas de Surf de Portugal estabeleceram uma parceria com o intuito de reforçar a representação dos Treinadores de Surf e dar voz a esta classe profissional em Portugal. Questionário online para os Treinadores está em curso.

A dura e prolongada situação de pandemia em que temos vivido há já quase um ano tem tido repercussões devastadoras em todas as áreas da sociedade, além de ter vindo a expor as fragilidades e a reforçar e relembrar necessidades para os vários sectores e atividades. Nomeadamente, uma das atividades seriamente impactada foi a dos Treinadores de Surf, que por várias vezes ao longo do último ano se viram em situações absolutamente precárias, sem respostas adequadas e atempadas para as múltiplas dúvidas e questões que iam surgindo com as constantes alterações legais.

Atualmente, já existe uma representação profissional para as Escolas de Surf e Surf Camps de todo o país, através da AESDP – Associação de Escolas de Surf de Portugal, que tem vindo a lutar essencialmente pela regulamentação e ordenamento da atividade destes operadores, mas que é também um centro de esclarecimento de dúvidas e de informação relevante para os seus associados. Da mesma forma, é agora mais do que nunca evidente a necessidade de uma representação similar dos Treinadores de Surf, que iniciam e acompanham jovens e adultos neste desporto de diferentes formas: recreativa, lúdica, de lazer ou de formação desportiva com perspetiva de carreira profissional, esta última servindo o desenvolvimento de atletas que representam Portugal nos diversos palcos internacionais das nossas modalidades. A promoção do Surf a modalidade olímpica veio criar uma ainda maior exigência nos processos de formação e de progressão das carreiras dos Treinadores e, consequentemente, dos próprios atletas.

Com base no exposto, a Direção da AESDP estabeleceu um protocolo de parceria com a Confederação de Treinadores de Portugal e irá apresentar em Assembleia Geral uma proposta de alteração do âmbito e estatutos da Associação para permitir a representação dos Treinadores, de uma forma independente e com regulamento próprio, com base nos mesmos princípios de profissionalismo que têm guiado a atuação em prol das Escolas e que em conjunto levará a uma maior organização e profissionalização do Surf como um todo em Portugal.

Posteriormente a AESDP será associada da Confederação de Treinadores de Portugal que funciona como uma Ordem de Treinadores em Portugal congregando 26 Associações de Treinadores de diferentes modalidades e reunindo à volta da sua marca cerca de 40 mil Treinadores em Portugal. A Confederação é assim o porta voz dos Treinadores junto da tutela nacional e internacional em organizações como: o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD), o Conselho Nacional do Desporto (CND), o International Council for Coaching Excellence (ICCE) e União Europeia.

Os treinadores de surf têm assim a oportunidade de estar diretamente envolvidos nas dinâmicas que concernem a profissão de Treinador!

Com o intuito de perceber as perspetivas e opiniões dos próprios Treinadores em relação à necessidade desta Associação e das suas necessidades e preocupações, foi preparado um breve questionário direcionado aos Treinadores de Surf, que pode ser preenchido através deste link.